Notícias

Chefe do Executivo estadual decretou luto oficial no Estado por três dias

Governador presta homenagem a José Maranhão e destaca trajetória honrada de ex-governador

publicado: 10/02/2021 15h37, última modificação: 10/02/2021 15h38
O governador João Azevêdo acompanhou, nesta terça-feira (9), o velório do senador e ex-governador José Maranhão, que faleceu nessa segunda-feira (8), vítima de complicações da Covid-19.
Velorio JM.jpeg

O chefe do Executivo estadual decretou luto oficial no estado por três dias e prestou homenagens ao parlamentar paraibano no hangar do Governo do Estado, no Aeroporto Castro Pinto, onde ocorreu uma cerimônia ecumênica, e no Palácio da Redenção, local em que população se despediu do político.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a trajetória honrada do ex-governador. “José Maranhão deixa um legado de correção e de respeito às pessoas. Ele foi um exemplo de como se fazer política sem radicalismo, extremismo e com respeito aos adversários. Ele também deixou um conjunto de obras e a história dele ficará marcada na Paraíba”, comentou.

João Azevêdo também prestou condolências e solidariedade aos familiares de José Maranhão. “Ele era pai, avô, marido. O cidadão José Maranhão fará muita falta a sua família e a gente se despede do homem público”, concluiu.

O corpo do senador José Maranhão chegou à Paraíba no início da tarde de hoje, vindo de São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi conduzido ao hangar do Governo do Estado por cadetes da Polícia Militar. No local, foram prestadas as honrarias de chefe de estado ao ex-governador e realizada uma cerimônia ecumênica.

O corpo do parlamentar foi conduzido ao Palácio da Redenção no final da tarde por uma viatura do Corpo de Bombeiros. Na sede do governo, os admiradores de José Maranhão prestaram as últimas homenagens ao ex-governador.

O velório também foi acompanhado por familiares, amigos e autoridades. Em Araruna, terra natal do senador, será realizado um velório na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição durante esta noite. O sepultamento está marcado para as 10h desta quarta-feira (10), no cemitério do município.

Biografia - Zé Maranhão, como era chamado por amigos e correligionários, teve uma carreira política bastante atuante, se destacando como o político que governou a Paraíba por mais tempo, cujo cargo exerceu por quase três mandatos – um dos quais em virtude da morte do governador Antônio Mariz. Entre as obras mais emblemáticas da sua gestão estão a construção do Canal da Redenção, levando água do Complexo Coremas-Mãe D’água para projetos de irrigação nas Várzeas de Sousa; e o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, referência no atendimento às vítimas de queimaduras no Estado e no Nordeste.

Exerceu também cargos de deputado estadual, por quatro mandatos; de deputado federal, por três mandatos; senador e vice-governador.

Ele faleceu na noite dessa segunda-feira, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. Zé Maranhão ficou 71 dias internado, após ser diagnosticado com Covid- 19.