Notícias

PGE-PB participa de Fórum de Procuradores-Gerais dos Estados do Nordeste em Sergipe

publicado: 16/09/2021 22h11, última modificação: 16/09/2021 22h12
O procurador-geral do Estado da Paraíba, Fábio Andrade Medeiros, participou nesta quinta-feira (16) da reunião presencial do Fórum de Procurador4es Gerais do Nordeste (FPGNE) realizado pela Procuradoria Geral de Sergipe (PGE-SE), onde na oportunidade também aconteceu a reunião do Colégio de Procuradores-Gerais.
Forum da PGE-NE 1.jpg


O procurador-geral de Sergipe, Vinicius Thiago Soares de Oliveira foi o anfitrião do Encontro, que aconteceu na sede do órgão, que além do PGE-PB, Fábio Andrade, contou com a participação dos procuradores gerais dos seguintes Estados: Alagoas, Rosane Collen; Pernambuco, Ernani Varjal; e Bahia, Paulo Moreno. Tiveram participações online os procuradores gerais do Maranhão, Rodrigo Rocha, e do Piauí, Plínio Filho.
O evento tem objetivo de promover discussões sobre a pauta: Acompanhamento de ações judiciais perante o STF; Exercício de direito de preferência na venda de ações da Gaspetro e assuntos de importância comum aos Estados; estabelecida pelo presidente do FPGNE, o Procurador-Geral do Estado de Pernambuco, Ernani Varjal. Além de promover debates sobre o encaminhamento favorável de processos que envolvem os estados nordestinos.
O PGE-PB, Fábio Andrade destacou a importância do evento para discutir assuntos de interesse comuns da Procuradorias dos Estados. “Depois de dois anos tivemos a oportunidade de realizar mais uma reunião presencial para tratar de temas importantes para todos os Estados do Nordeste, com ações relacionadas ao saneamento, gás natural, salário educação, precatórios e estruturação tecnológica das Procuradorias”, declarou.
Essa edição do fórum foi realizado presencialmente, seguindo os protocolos de distanciamento para evitar o contágio do Covid-19.
Sobre o FPGNE
O Fórum dos Procuradores Gerais do Nordeste é um espaço permanente criado no ano de 2015 pelos procuradores gerais da região, que serve para debater temas específicos de interesses regionais e a defesa em juízo perante causas que envolvem, sobretudo, os estados nordestinos, como repasses na educação e na saúde, que são inferiores em relação a estados de outras regiões, entre outros problemas comuns aos Estados, intercâmbios e trocas de experiências.