Você está aqui: Página Inicial > Adm. Direta > PGE > Notícias > PGE participa de solenidade posse da nova procuradora-chefe do MPT-PB

Notícias

PGE participa de solenidade posse da nova procuradora-chefe do MPT-PB

Fábio Andrade representou o governador do Estado, João Azevêdo, no evento

O procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros, participou da solenidade de posse da nova procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho, que ocorreu nessa quarta-feira (10), em uma cerimônia na Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa.


Além da da participação do procurador-geral do Estado (PGE), que representou o governador do Estado, João Azevêdo na solenidade, o evento também contou com a participação do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro, que participou de forma remota e, ainda, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho, José Antonio Vieira de Freitas Filho. Andressa Coutinho comandará o MPT-PB para o biênio 2021-2023, ao lado da vice-procuradora-chefe Marcela Maia Asfóra.


Em seu primeiro discurso como procuradora-chefe, Andressa Coutinho destacou os novos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e pelo teletrabalho, que tem causado adoecimento de trabalhadores. Ela falou sobre as mudanças no mundo do trabalho, inovação e diálogo, também criticou a flexibilização dos diretos trabalhistas e defendeu a saúde no ambiente laboral, ressaltando que atuará na sua gestão para um Ministério Público do Trabalho cada vez mais resolutivo, um “MPT mais próximo e parceiro da sociedade”.

“É com muito orgulho e com profundo sentimento de responsabilidade que assumo a chefia do Ministério Público do Trabalho na Paraíba. Vivemos um momento híbrido, pós auge da pandemia da Covid-19, onde precisamos nos adaptar ao ‘novo normal’, adotando medidas de controle epidemiológico não só no meio ambiente de trabalho, mas em nosso dia a dia em geral, utilizando máscaras de proteção, higienizando constantemente as mãos, mantendo em dia o calendário vacinal, e restringindo, ainda que relativamente, o nosso convívio social”, afirmou a procuradora-chefe Andressa Coutinho, abrindo o seu discurso de posse.

“A pandemia antecipou a adoção majoritária do modelo de execução de trabalho chamado trabalho em home office ou teletrabalho. Essa modalidade de trabalho demanda um olhar apurado e sensível do Ministério Público do Trabalho, uma vez que a atividade laboral começa a se confundir com a dinâmica familiar, fazendo com que os empregados não tenham as pausas necessárias para seu descanso físico e psíquico e, muitas vezes, acabem adoecendo”, acrescentou Andressa Coutinho.

3ª mulher na Chefia do MPT-PB

A procuradora-chefe Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho é a terceira mulher a assumir a Chefia no Ministério Público do Trabalho na Paraíba. A gestão anterior (2019-2021) foi conduzida pela procuradora Myllena Formiga Cavalcante de Alencar Medeiros. A pioneira foi a procuradora Maria Edlene Lins Felizardo, que esteve à frente do MPT-PB no período de dezembro de 2006 a janeiro de 2009.

 

Fonte: Ascom do MPT-PB

registrado em: , ,
Voltar para o topo