Notícias
Inaugurada no TJPB galeria de desembargadores que assumiram o Governo do Estado
A galeria está exposta no hall do Palácio da Justiça do TJPB. O desembargador Marcos Cavalcanti destacou a importância da exposição do acervo fotográfico. “Esta galeria contribui para ampliar a história do Tribunal, que é contada pelo Memorial existente no Palácio da Justiça”, afirmou o presidente, ao lembrar que muitos dos desembargadores assumiram o Governo em períodos difíceis da História. “O primeiro deles, por exemplo, cumulava a Presidência do TJ e a vice-governadoria, no início da República”, revelou.
O procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro, também falou sobre a importância da galeria, como forma de preservar a memória institucional do TJPB e do Governo do Estado, reforçando a parceria entre os dois Poderes que apesar de independentes, atuam de forma harmônica e respeitando os princípios constitucionais quando há necessidade do chefe do Judiciário assumir o comando do Executivo estadual, como já ocorreu por diversas vezes na gestão do governador Ricardo Coutinho.
Além do presidente do TJPB e do procurador-geral do Estado, a solenidade teve a presença dos ex-presidentes, desembargadores aposentados e em exercício, bem como de familiares dos homenageados já falecidos. Até o momento, 18 desembargadores governaram a Paraíba, por determinado período de tempo.
Lista dos desembargadores que assumiram o Governo:
Manoel da Fonseca Xavier de Andrade
Severino de Albuquerque Montenegro
Luiz Pereira Diniz
Almir Carneiro da Fonseca
Rivando Bezerra Cavalcanti
Miguel Levino de Oliveira Ramos
Antônio Elias de Queiroga
Marcos Antônio Souto Maior
Plínio Leite Fontes
João Antônio de Moura
Júlio Paulo Neto
Antônio de Pádua Lima Montenegro
Luiz Sílvio Ramalho Júnior
Abraham Lincoln da Cunha Ramos
Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti
Romero Marcelo da Fonseca Oliveira
Marcos Cavalcanti de Albuquerque
FOTO OFICIAL
Na ocasião, também foi realizada a aposição da foto oficial do presidente Cavalcanti na galeria de presidentes do TJPB.