Notícias

Outubro Rosa

PGE-PB promove palestra sobre câncer de mama e medidas de prevenção e combate à doença

publicado: 26/10/2023 18h14, última modificação: 26/10/2023 18h16
Câncer de mama: uma percepção além do corpo”, foi o tema da palestra promovida na PGE-PB, em alusão ao Outubro Rosa – mês dedicado a prevenção e combate do câncer de mama em todo país -, proferida pela médica Wanicleide Leite, Ginecologista, Sexóloga e Terapeuta de Casais.
Palestra ouubro rosa PGE.jpg

A Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) promoveu, na manhã desta quinta-feira (25), a palestra “Câncer de mama: uma percepção além do corpo”, proferida pela médica Drª Wanicleide Leite, Ginecologista, Sexóloga e Terapeuta de Casais.
O evento, em alusão ao Outubro Rosa – mês dedicado a prevenção e combate do câncer de mama em todo país -, foi realizado no auditório da PGE-PB, e contou com a participação do procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros; do procurador-geral Adjunto, Paulo Márcio Soares Madruga; do corregedor-geral, Felipe Tadeu Lima Silvino, da chefe de gabinete, Aluska Diniz e da procuradora do Estado e presidente da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas-PB), Sanny Japiassu.
Durante a palestra, a Dra Wanicleide Leite apresentou os métodos de prevenção do câncer de mama, divididos em primário e secundário, e especialmente a adoção de hábitos saudáveis para uma vida melhor e menos exposta aos fatores de risco.

Ela explicou que a prevenção primária tem o objetivo de impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.

Já a prevenção secundária, que é amplamente divulgada nessa época, como enfatizou, tem o objetivo de detectar e tratar doenças pré-malignas ou cânceres assintomático. “Esse tipo de prevenção inclui rastreamento e o diagnóstico precoce, por meio do autoexame e de exames de mamografia. Mas a prevenção primária é o que realmente vai fazer a diferença”, afirmou.

De acordo com a médica, adotar um estilo de vida saudável vai influenciar profundamente na prevenção do câncer e de outras doenças que atingem as mulheres em idade mais avançada. “A prevenção antes de tudo é um ato de amor. Está relacionado em como a mulher se percebe em sua totalidade, sua saúde física e mental”, destacou.
A palestrante também enfatizou que a saúde mental está relacionada diretamente na qualidade de vida e do bom funcionamento do organismo. “Por isso, é importante a adoção de uma alimentação saudável, exercícios físicos e evitar a ingestão de bebida alcoólica e do fumo”, comentou.
O procurador-geral do Estado, Fábio Andrade, também falou da importância da palestra para disseminar os conhecimentos sobre a prevenção para poder ampliar essa mobilização de combate ao câncer de mama e até mesmo desmistificar mitos sobre a doença. “Porque todo homem tem pelo menos uma mulher em sua vida, ou convive com pessoas que pode passar por esse problema, por isso é importante ter conhecimento das práticas para prevenção e o diagnostico precoce do câncer de mama”, comentou.