Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia querem expor suas ações ao TCE

publicado: 02/07/2019 21h16, última modificação: 02/07/2019 21h19
O Espaço Cidadania, ambiente do Tribunal de Contas da Paraíba munido de telão e equipamentos de informática, vai servir à exposição de projetos e programas da Secretaria de Estado e da Ciência e Tecnologia para o setor educacional.
Foto TCE Tecnologia expansao.jpg

O local foi oferecido ao secretário Aléssio Trindade, a quem o presidente do TCE, conselheiro Arnóbio Viana, recebeu na manhã desta terça-feira (2).

Relator das contas dessa mesma Pasta e coordenador da Escola de Contas Conselheiro Otacílio Silveira (Ecosil), o conselheiro Fernando Catão, presente ao encontro, acertará, posteriormente, data e horário da exposição dos dirigentes da Pasta para quadros do TCE.

O secretário Aléssio Trindade fez ver que a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba é, atualmente, a única do país a agregar, também, as gestões da Ciência e da Tecnologia.

Em sua visita ao TCE, ele falou do plano de expansão das escolas de tempo integral, da adoção de métodos de avaliação dos índices de ensino e aprendizado na área do Ensino Fundamental e do propósito de implantação do Parque Tecnológico de João Pessoa, em favor, futuramente, de jovens empreendedores.

O conselheiro Arnóbio Viana mostrou como funciona a Auditoria Regionalizada – sistema no qual os municípios foram agrupados em dez regiões, cada uma com um único relator e um grupo exclusivo de auditores do Tribunal –, fazendo ver que isso pode servir às avaliações do setor educacional pelos técnicos da Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia.

“Com a regionalização da Auditoria cada auditor passa a ter conhecimento mais profundo das questões que afetam a administração pública na área onde atuam, o que inclui o funcionamento de escolas”, explicou. Isso, a seu ver, deve contribuir para a identificação imediata desses problemas.

Também participaram do encontro, no Gabinete da Presidência do TCE, o conselheiro Fernando Catão, o procurador geral junto ao TCE, Luciano Andrade Farias, o procurador geral do Estado Fábio Andrade, o secretário executivo de Ciência e Tecnologia Cláudio Furtado e o secretário administrativo Gabriel Gomes, ambos da mesma Pasta, além das assessoras Ana Cristina Barreto e Raquel Maia.

Fonte: Ascom-TCE-PB