Notícias

Setor recebe em média mil solicitações de certidão por dia via internet e só no primeiro semestre deste ano registrou 70 mil pedidos

Telejudiciário implantará “Sistema Certo – Certidões Online” para agilizar demandas

publicado: 21/07/2016 11h53, última modificação: 21/07/2016 11h53
O Tribunal de Justiça da Paraíba deverá colocar em funcionamento até dezembro deste ano o “Sistema Certo – Certidões Online”, para agilizar o atendimento de pessoas que procuram os serviços do Telejudiciário.
Telejudiciario_atendimento_JP_14_01_13_-17-300x198.jpg

De acordo com Cláudio Alves Ataíde, gerente do Setor, só no primeiro semestre deste ano foram solicitadas mais de 70 mil certidões cíveis e criminais em todo o Estado. Sendo que pela internet, esse serviço atinge até mil solicitações diárias.


“A demanda é tão grande que já existe esse projeto de automatizar o processo, permitindo que o sistema emita automaticamente a certidão solicitada”, explica. No primeiro momento, o sistema só não será disponibilizado para certidões positivas - quando o solicitante possui seu nome envolvido em processos cíveis ou criminais. Nesse caso, ele deve se dirigir pessoalmente ao posto do Telejudiciário para ter acesso ao documento.


O atendimento pessoal é feito no Anexo Administrativo do TJPB em João Pessoa, no Fórum Affonso Campos, em Campina Grande nos Fóruns de Sousa e Patos.


Cláudio Ataíde observou que, pelo sistema atual, o interessado em obter as certidões faz o pedido do documento preenchendo seus dados no site do Tribunal de Justiça da Paraíba, onde é gerado um protocolo utilizado pelo Telejudiciário. Através dele, os funcionários do setor têm acesso à solicitação e dão início a pesquisa necessária para disponibilizar o documento. No final do processo, depois de alguns dias, o cidadão entra no site e usa o número de protocolo para imprimir a certidão. Com o “Sistema Certo”, o trabalho de pesquisa será feito automaticamente pelo próprio sistema e a certidão cível será gerada para impressão imediata.


“Com o Sistema Certo, as pessoas poderão ter uma resposta imediata e receber a certidão cível em um minuto. Já as certidões criminais elas só serão entregues pessoalmente, pelo menos nesse primeiro momento. Mas, nesse caso, os nossos servidores estarão disponíveis para essa pesquisa específica, o que vai diminuir o tempo para a entrega da certidão criminal, também”, assegurou o gerente do Telejudiciário.


Segundo ele, o número de solicitações de certidões tem crescido muito nos últimos anos por conta do mercado de trabalho, que tem sido mais exigente em relação aos documentos que o funcionário deve apresentar para assumir uma vaga em empresa privada ou no serviço público. Nos anos de eleição, a demanda é ainda maior, uma vez que os candidatos aos cargos eletivos – este ano o de prefeito e vereador – buscam a emissão das certidões para fazer o registro da candidatura.


“Para se ter uma noção da demanda, em torno de 100 pessoas são atendidas diariamente do Telejudiciário, no posto de atendimento localizado no Anexo do TJPB, em João Pessoa. Em ano de eleição, esse número chega a 300 pessoas por dia”, alertou.


Criado em 23 de setembro de 1996, o Telejudiciário tem como característica fundamental aproximar o cidadão comum da Justiça. O principal serviço oferecido por esse setor é a emissão de certidões cíveis, assim como as de auditoria militar e antecedentes criminais para instruir processos e inquéritos.


Além da emissão de certidões, o Telejudiciário é responsável também por dar informações processuais, relativas a processos de 1º e 2º graus, que podem ser consultadas pelo telefone (83) 3621-1581.  O trabalho técnico referente à formatação e instalação do programa do novo sistema está sendo desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação.

Fonte: TJPB

registrado em: ,