Notícias

Atuação

PGE-PB participa da 4ª Semana Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão e conquista 2º lugar no Ranking da Qualidade da Execução Orçamentária

publicado: 08/09/2025 13h58, última modificação: 08/09/2025 13h59
A PGE-PB esteve presente na 4ª Semana Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), realizada pela SEPLAG. O evento trouxe debates sobre análise de dados, monitoramento do PPA e uso de inteligência artificial nas políticas públicas.E ainda temos motivo para comemorar: a PGE conquistou o 2º lugar no Ranking da
Evento Seplag Abre.jpeg

A Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) marcou presença na 4ª Semana Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), promovida pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), realizada na Escola de Serviço Público da Paraíba (ESPE-PB).

O evento reuniu especialistas e gestores públicos em um ciclo de palestras sobre temas estratégicos como análise de dados e evidências para formulação de políticas públicas, aprimoramento do PLOA, monitoramento e avaliação do PPA e o uso de inteligência artificial no setor público.

Representando a PGE-PB, participaram a gerente de Planejamento, Orçamento e Gestão, Kalina Alencar, a subgerente da Gerência Administrativa e de Tecnologia da Informação, Milene Cláudia, e a técnica administrativa Kelly Rodrigues.

As representantes destacaram a relevância do encontro:“A 4ª SEPOG foi de extrema importância para conhecermos novas práticas e melhorias para o bom desenvolvimento do planejamento, orçamento e gestão, reforçando a relevância das discussões das metas e indicadores propostas para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmaram.

Durante a programação, a PGE-PB também foi reconhecida com o 2º lugar no “Ranking da Qualidade da Execução Orçamentária”, iniciativa que avalia aspectos positivos e pontos de melhoria no planejamento e execução orçamentária dos órgãos estaduais.

Palestras de destaque

  • Análise de dados e evidências nas políticas públicas – conduzida por Pedro Gesteira, especialista da Macroplan, ressaltou a importância de indicadores confiáveis para decisões mais assertivas.

  • Uso de Inteligência Artificial na gestão pública – trouxe experiências nacionais e internacionais, destacando benefícios e riscos da tecnologia na formulação de políticas.

  • Monitoramento e Avaliação do PPA 2024-2027 – apresentou os resultados do 1º ciclo de acompanhamento das metas do Plano Plurianual.

A 4ª SEPOG encerrou reforçando o compromisso do Governo da Paraíba com a modernização da gestão pública, a eficiência administrativa e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população.