Notícias
Homenagem
PGE-PB prestigia solenidade de outorga do Título de Cidadão Paraibano e Medalha Epitácio Pessoa ao ministro Mauro Campbell

O Procurador-Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB), Fábio Brito Ferreira, representou o governador João Azevêdo na solenidade de outorga do Título de Cidadão Paraibano e entrega da Medalha Epitácio Pessoa ao ministro Mauro Luiz Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor nacional de Justiça. O evento, realizado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), reuniu diversas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, destacando-se como um dos mais prestigiados do ano.
A homenagem ao ministro Mauro Campbell reconhece os relevantes serviços prestados por ele à sociedade paraibana, especialmente no fortalecimento do Poder Judiciário. A concessão do título foi estabelecida pela Lei 13.458/2024, de autoria do deputado Adriano Galdino, presidente da ALPB, e sancionada pelo governador João Azevêdo em 21 de novembro de 2024.
Natural de Manaus (AM), Mauro Luiz Campbell Marques é formado em Direito pelo Unibennett – Centro Universitário Metodista Bennett. Nomeado ministro do STJ em 2008, assumiu a vaga destinada ao Ministério Público, onde atuou por 21 anos. Ao longo de sua trajetória, exerceu os cargos de corregedor-geral da Justiça Federal, ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral brasileira.
O juiz-coordenador da Corregedoria Nacional de Justiça, Lizandro Garcia Gomes Filho, manifestou a honra de toda a equipe do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de estar na Paraíba prestigiando a homenagem ao ministro Mauro Campbell. “Para mim é motivo de muita alegria e de muita honra. Um prestigio muito grande para todos no CNJ prestigiar essa homenagem ao ministro Mauro Campbell”, declarou o magistrado.
O ministro Mauro Campbell disse que é uma honra muito ser homenageado pela Assembleia Legislativa da Paraíba, nesses seus 40 anos de vida pública e de serviços prestados ao país. “Quero manifestar a minha mais profunda gratidão à Paraíba e, também, aos membros do Superior Tribunal de Justiça, “o tribunal da cidadania, o tribunal da unidade nacional. Aquele tribunal que, na medida do possível, procura fazer com que os brasileiros tenham uma prestação jurisdicional, una e indivisível”, declarou.
Também prestigiaram o evento os deputados Branco Mendes, Daniele do Vale, Cicinho Lima e João Bosco Carneiro; o desembargador Joao Benedito da Silva, ex-presidente do Tribuna de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB); o procurador-geral de Justiça do Estado, Antônio Hortêncio da Rocha Neto; a defensora pública-geral do estado, Maria Madalena Abrantes; a secretária-geral adjunta da OAB-PB; Ana Paula Albuquerque Costa; e a vereadora Eliza Virgínia, presidente em exercício da Câmara Municipal de João Pessoa.
PERFIL DO HOMENAGEADO
Mauro Luiz Campbell Marques nasceu no dia 9 de outubro de 1963, em Manaus (AM). Filho de Manoel Francisco Garcia Marques e Victorina Campbell Marques, Mauro Campbell é casado com Lúcia Clara Gil de Brito Campbell Marques e pai de Manoella e Guilherme Campbell Marques. É graduado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett no Rio de Janeiro e pela Escola Superior de Guerra (ESG).
Atua como ministro do STJ desde 2008 em vaga destinada ao Ministério Público. Foi diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados. Campbell Marques ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1987.
Antes, foi advogado e assessor do Tribunal de Contas do estado. Em 31 de julho de 2024, foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de corregedor nacional de Justiça, para o biênio 2024-2026. Mauro Campbell também é integrante da Academia Brasileira de Direito Tributário e membro fundador da Academia de Ciências e Letras Jurídicas do Amazonas.