Notícias

Participação

Procuradores do Estado participam de ciclo formativo sobre prevenção ao assédio moral em escolas da Paraíba

publicado: 08/09/2025 17h39, última modificação: 08/09/2025 17h40
As formações foram concentradas nas cidades de Sousa e Campina Grande, abrangendo diretores escolares das diversas regiões do Estado.
Procuradores do Estado - Abre.jpeg

A Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB) integrou o ciclo formativo promovido pela Secretaria de Estado da Educação, voltado para gestores escolares e com foco na prevenção e no enfrentamento ao assédio moral no ambiente educacional.
As formações foram realizadas nas cidades de Sousa e Campina Grande, reunindo diretores escolares de diversas regiões do estado, em um espaço de diálogo e capacitação sobre práticas que fortalecem um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.
O Procurador do Estado João Antônio Dias, coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Educação, destacou que “a prevenção ao assédio moral no ambiente escolar é a melhor maneira de proteger todos os agentes envolvidos na prestação do serviço educacional, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores e para a qualidade do ensino público na Paraíba”.
A Procuradora do Estado Marina Falcão, representante da PGE na Comissão Estadual de Prevenção ao Assédio, foi uma das palestrantes do ciclo, ao lado da Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Dra. Andressa Coutinho. Para Marina Falcão, “além dos instrumentos jurídicos de repressão ao assédio moral, as máximas da gentileza, empatia, solidariedade e bom senso devem nortear as relações de trabalho, sem prejuízo de que a exigência do cumprimento das normas escolares ocorra de maneira respeitosa e isonômica em relação a todos os trabalhadores”.
Com iniciativas como essa, a PGE-PB reforça seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho mais ético, saudável e humanizado, refletindo diretamente na melhoria da educação pública paraibana.