Receita assina convênio com CRC-PB para cursos de educação fiscal

A Secretaria de Estado da Receita (SER) firmou convênio com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba (CRC-PB) para disponibilizar, por meio do portal de educação corporativa da Escola de Administração Tributária (ESAT), órgão pertencente à SER-PB, cursos do Programa Nacional de Educação Fiscal que estão no programa “Semeando Sementes da Cidadania”, na modalidade de ensino a distância.

O convênio foi assinado pelo secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, e a presidente do CRC-PB, Vilma Pereira, durante o ‘V Fórum de Prefeitos e Contadores’, que aconteceu nesta quarta-feira (8) no auditório no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

Além dos cursos na modalidade EAD (Educação a Distância) aos contadores filiados ao Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba, o secretário Marialvo Laureano também lançou o programa de educação continuada “Dialogando com Fisco”, que prevê o compartilhamento de conhecimento das normas tributárias e de atualizações da legislação, por meio de palestras e de cursos presenciais para instituições e entidades de classe. O Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Paraíba, uma das entidades que mais demandam palestras à Receita Estadual, foi a primeira entidade de classe que assinou o convênio para ter acesso ao programa.

Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, a assinatura de mais um convênio com o Conselho Regional de Contabilidade é mais uma demonstração de parceria efetiva da Receita Estadual com a entidade de classe dos contadores. “Os profissionais da contabilidade já são grandes parceiros da Receita Estadual por meio de sua entidade. O nosso intuito é de continuar valorizando esse profissional e o convênio assinado hoje está focado na educação fiscal. Na verdade, assinamos dois projetos muito interessantes. O primeiro é o programa de educação corporativa na modalidade EAD (Educação a Distância) ‘Semeando Sementes da Cidadania’, que é gerenciado pela Esat com produção de cursos via portal corporativo. O outro programa chamado ‘Dialogando com o Fisco’, de compartilhamento de conhecimento por meio de cursos e palestras presenciais para entidades de classe, foi lançado hoje e o Conselho Regional de Contabilidade é a primeira entidade a participar. Esses dois excelentes programas reforçam um dos objetivos da atual gestão, que é integrar a Receita Estadual cada vez mais na sociedade e essa parceria firmada com a CRC tem essa finalidade”, justificou.

Para a presidente do CRC-PB, Vilma Pereira, “a parceria com o Fisco é fundamental, pois são os contadores que vivenciam o dia a dia de uma empresa. Com essa parceria com o Fisco Estadual, podemos trabalhar pelo bem comum que é o fortalecimento da sociedade empresarial. Esse novo programa de educação continuada “Dialogando com o Fisco” vem ao encontro do CRC-PB, mas sobretudo, ao profissional de contabilidade, diante das mudanças constantes das normas tributárias. Daí a necessidade da integração do Fisco Estadual com as entidades de classe. Como a legislação tributária tem áreas complexas, é fundamental esse diálogo e integração para termos êxito. A atual gestão de Marialvo Laureano tem propiciando e contribuindo com essa integração de forma mais efetiva”, apontou.

O vice-presidente operacional do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Jr., que esteve no evento em João Pessoa, revelou que o Conselho Federal apoia toda e qualquer iniciativa que visa à valorização do profissional da contabilidade. “À medida que o Conselho Regional se aproxima do Fisco Estadual com projetos e parcerias que visam trocas de informações e de conhecimento para possibilitar uma melhor qualificação profissional traz também ganho e proteção para sociedade. Essa parceria vai valorizar os profissionais que têm pautado a sua vida numa conduta ética e de valorização da carreira”, destacou.

2º Encontro de Administradores Tributários – Em sua fala no ‘V Fórum de Prefeitos e Contadores’, o secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano, aproveitou a presença de prefeitos e gestores municipais para convidá-los par participarem do Fórum Permanente de Administradores Tributários (FPAT). “Temos a presença da atual diretoria neste evento e vamos realizar no mês de novembro deste ano o 2º Encontro de Administradores Tributários (EAT) para sensibilizar gestores municipais e administradores tributários a investir na organização e modernização das respectivas administrações tributárias municipais. Contudo, os gestores municipais podem participar das duas reuniões semestrais. O Fórum tem a finalidade de realizar trocas de experiências bem sucedidas e oferecimento de cursos na área gestão pública tributária dos municípios paraibanos”, destacou.