Notícias
Governador participa da abertura do Fórum Nacional do Consad
Pelo menos 20 estados brasileiros já confirmaram presença no evento, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Pernambuco. O objetivo do encontro é discutir a administração pública em meio à recente crise econômica e traçar estratégias para enfrentá-la.
Para a secretária de Estado da Administração da Paraíba e vice-presidente do Consad, Livânia Farias, é um momento importante para o Estado ser anfitrião de um evento como este. “É uma ocasião de compartilharmos experiências e, dessa forma, adotarmos medidas para melhor administrar o nosso estado. Uma das experiências de sucesso que a Paraíba vai compartilhar é o Sistema Integrado de Gestão dos Bens Públicos. É algo que vem dando certo e teremos o orgulho de mostrar para outros estados da federação”, afirmou.
Livânia Farias enfatizou ainda os temas que a Paraíba vai levar para o debate. “Entre os temas que não podem faltar à pauta está a Lei de Responsabilidade Fiscal. Para se ter ideia, basta dizer que, em todo o País, apenas seis estados cumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Paraíba é um deles”, acrescentou. “Não tenho dúvidas de que sairemos desse encontro mais aptos a encarar os desafios da administração pública”, prosseguiu.
Programação – A palestra de abertura do evento será ministrada a partir das 10h50 desta quinta-feira (19). Com o tema “Os desafios da gestão nos estados em contexto de crise”, o diretor do Instituto Publix, Caio Marini, vai abordar a situação dos estados brasileiros em tempos de turbulências econômicas. O outro tema abordado pelo mesmo palestrante é “Planejamento estratégico”.
A programação continua às 14h30. O tema em destaque será “Piso nacional do magistério público da educação básica: Ação compartilhada União, estados e municípios, uma exigência da Lei 11.494”. Durante a palestra, serão analisadas informações colhidas nas secretarias estaduais de administração e debate entre os conselheiros.
Às 16h, os participantes irão conhecer experiências que vêm dando certo na administração pública do Estado da Paraíba. O Sistema Integrado de Gestão de Bens Públicos será abordado por Christhiny Fernanda Masiero Sanson, diretora de Tecnologia da Informação e Comunicação da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Codata); e por Luiz Otávio Uzeda Paim, consultor técnico da Secretaria de Estado da Administração da Paraíba.
O último tema a ser debatido na quinta-feira é “Tempos de austeridade – estratégias para gestão das despesas de pessoa” pelo professor da Fundação Getúlio Vargas do Estado de São Paulo, Nelson Marconi.
Na sexta-feira (20), último dia do evento, a abertura dos trabalhos ocorrerá às 9h30, com o tema “Dificuldade da gestão no ambiente de restrição fiscal”, ministrado por Sérgio Ruy Barbosa Guerra Martins, ex-presidente do Consad.
Às 10h30, Walber Azevedo de Miranda Cavalcante debate “Formalização dos processos por meio digital – do nascimento ao arquivamento”. Às 11h, será conhecida a agenda administrativa do Consad. Assuntos como comunicação institucional e missão internacional à Coréia serão debatidos.
O evento se encerra com a deliberação do Consad para definir o local e a data de realização da 98ª edição do fórum trimestral do Conselho.